quarta-feira, 27 de abril de 2011

Uma sinagoga e três mesquitas

Na avenida Tomás Nduda (antiga rua General Botha), um pouco afastada da rua, no meio de um frondoso e bem cuidado jardim, fica esta sinagoga, única no Maputo (e penso que também a única em Moçambique) que passa despercebida a quem circula na rua e é desconhecida de muitos que vivem ou viveram na cidade. O terreno foi comprado pela comunidade judaica em 1920, vindo a sinagoga a ser aberta em 1926, sendo o autor do projecto um não judeu - arquitecto Couto Martins.
Vista lateral
Três fotos do interior
Muito conhecida, diria mesmo, por todos conhecida - a mesquita da Baixa!
O minarete principal
O interior
Mais recentes são as duas mesquitas que mostro a seguir. A primeira situa-se na avenida Olof Palme (antiga Augusto Castilho), muito perto da avenida Eduardo Mondlane (antiga Pinheiro de Chagas). A mesquita vista da Eduardo Mondlane.Fotos do seu interior
Pormenor de um dos candeeiros.A outra fica no Alto Maé (não tive oportunidade de entrar)
Fotos dos dois minaretes

terça-feira, 26 de abril de 2011

A fortaleza de Maputo

A Fortaleza de Maputo (também conhecida como fortaleza ou praça de Nossa Senhora da Conceição) é, provavelmente, o monumento mais visitado de Maputo. A sua origem remonta a 1721, ano em que aqui chegou uma expedição holandesa e que neste local construiu um forte pentagonal em madeira. Depois, numa sucessão de destruição/reconstrução, vieram piratas ingleses, forças austríacas, até que em 1781 foi tomado pelos portugueses... mas ainda não ficou por aqui... Em 1796 o pequeno forte foi conquistado, saqueado e incendiado por corsários franceses... Em 1799 o portugueses retomam a sua posição na área, mas só em 1805 foi aqui construída uma pequena habitação fortificada para quartel de tropa e feitoria. Esta construção foi-se degradando, vindo em 1946 a ser construído no local o forte com o aspecto que ainda hoje mantém. Depois de ter sido o Museu Histórico de Moçambique, passou, após a independência, a ser o Museu de História Militar.
A entrada principal
Da porta acima, para o jardim em frente à fortaleza, os vendedores de recordações (não é permitida a sua entrada na fortaleza) e a árvore onde, segundo a tradição, os vátuas enforcaram em 1883 0 governador Dionísio Ribeiro.
Duas vistas da entrada lateral Em dia de grande afluência de turistas (nessa manhã tinha chegado um navio cruzeiro), a estátua de Mouzinho de Albuquerque, que antes da independência estava colocada em frente à Câmara Municipal.
Num outro dia sem turistas...
A muralha, os canhões e os dois prédios que "marcam" a praça 25 de Junho (antiga 7 de Março).
Duas vistas gerais... com e sem turistas.
Vista para parede onde foram colocados os painéis de bronze (cenas da guerra com os vátuas e a prisão de Gungunhana), que existiam no pedestal da estátua de Mouzinho de Albuquerque, e do painel cerâmico fruto de uma acção de cooperação da Cooperativa Árvore do Porto e da Direcção da Cultura da Universidade Eduardo Mondlane.
De mais perto o painel cerâmico e......os painéis de bronze.A estátua de António Enes
A muralha, os canhões e o Maputo Shopping Centre ao fundo.
Dentro das construções laterais, a urna com os restos mortais de Gungunhana (trazidos dos Açores para aqui) e...
...uma sala interior.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Xipamanine

Começo com duas fotos (diapositivos digitalizados) do Bazar do Xipamanine com 40 anos! Já na altura o Xipamanine era o maior mercado popular da então Lourenço Marques!
Quarenta anos passaram, mas o Xipamanine continua popular! Muito antes de se chegar ao Xipamanine já se nota a movimentação na sua direcção e o aparecimento de alguns vendedores "assinalados" pelos guarda sóis!...Já no Xipamanine um posto de venda, dos muitos que há por todo o Maputo, d'O Peixe da Mamã
Nos passeios envolventes a dificuldade para nos movimentarmos é grande! Penso que na rua há mais vendedores que no seu interior!...No interior do mercado a azafama parece bastante menor que no exterior...A venda de peixe e camarão seco (esta mamana só me deixou tirar esta foto após ter tirado uma comigo... que por acaso ficou tremidissima!...)Aqui vendem-se colchões e esteiras...
Voltando ao exterior... vendedores, vendedores e... compradores...
O Xipamanine visto do ar - Google maps