domingo, 24 de abril de 2011

Edifícios antigos no Maputo

Conforme fui vendo/tratando as fotografias tiradas pareceu-me que seria interessante mostrar alguns dos edifícios mais antigos, que marcaram por certo determinadas épocas e pelos quais parece que o tempo não passou. Não estarão aqui todos, longe disso, pois para isso precisaria quase de um blog... As fotos que mostro são, fundamentalmente, de parte da velha baixa e mais algumas...
Começo pela avenida 25 Setembro (antiga República) com as duas esquinas mais famosas da cidade: a do Scala e a do Continental.
Primeiro duas fotos da "esquina do Scala" onde se pode agora ver, mesmo na esquina, que a antiga Pastelaria Scala se transformou numa casa de pneus, numa de modas e na "nova" Pastelaria Scala (a "herdeira" da antiga, mas agora muito mais pequena...) e depois o cinema.
Depois, três fotos da "esquina do Continental" (o café tem passado por diversas fases, na altura das fotos as obras de recuperação/renovação tinham sido suspensas por ordem do tribunal), vendo-se primeiro o imponente edifício, depois as obras exteriores suspensas (estavam a construir uma esplanada elevada) e numa terceira foto a continuação do passeio com vestígios do antigo John Orr, do Náuticos... Mais à frente, dois "institucionais"... os Correios e a Imprensa NacionalAinda na 25 Setembro a frontaria de um edifício muito característico (penso que era da casa Hillman, terá sido?).Voltando atrás na avenida, em frente ao bazar, a Casa Elefante (a catedral das capulanas!)
Caminhando para as ruas mais antigas e estreitas, na esquina da rua da Imprensa com a Joaquim Lapa (estas não mudaram de nome) um edifício "colonial" recém recuperado pelo BCI e onde funciona o Espaço Joaquim Chissano, a Mediateca do BCI.
Um pouco mais à frente, ainda na Joaquim Lapa, o NotíciasA rua de Bagamoyo (antiga Araújo... vulgarmente conhecida como a rua do pecado...), na esquina, do lado esquerdo... ...o Hotel Central.Edifícios antigos na rua Bagamoyo
Pormenor das varandasMais à frente... os cabarés! O Luso ainda lá continua!
A Mesquita da baixaMais ou menos em frente à Mesquita
Do lado da Mesquita, outra vez o Hotel Central
Na baixa, os passeios cobertos que tão bons são para proteger do calor...Antes de deixar a baixa o edifício do Standard BankComeçando a subir, o Gil Vicente e, na...
...24 de Julho, o Cine África (antigo Manuel Rodrigues)
Num outro lado da 24 de Julho, o Edifício de Sua Alteza Aga KhanSaindo da baixa, um pouco acima do Gil Vicente, o edifício onde funcionou a TAP com o seu característico painel. Subindo depois a avenida Patrice Lumumba (antiga Brito Camacho) dois edifícios marcantes: o Hotel Girassol......e dois edifícios com planta poligonal (são/eram conhecidos como?) que aquando da sua construção foram muito falados. Um pouco mais... ...acima, um edifício que marcou, e vai por certo continuar a marcar, milhares de estudantes - a Escola Secundária Josina Machel (antigo Liceu Salazar) Para outro lado da alta (será na Malhangalene? não sei bem onde...) um edifício que achei interessante e pormenor do mesmoQuase a terminar, já para a Polana, o Sheik! com o manequim à porta (às vezes mudam-lhe o vestido)Azulejos numa janela de uma moradia numa transversal à avenida Julius Nyerere (antiga António Enes)

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Fiquei triste! Gostava tanto do Scala, do Continental! Vestígios da John Orr... então também já não existe? O meu pai era muito amigo de um senhor que trabalhava lá, o gerente penso eu, se não me engano era o sr. Frank Fernandes.
    Pelo menos os Correios estão na mesma, o prédio do Notícias. A antiga Rua Araújo não conheci, por razões óbvias, mas não parece estar mal...
    O Edifício de Sua Alteza, lá em casa chamávamos o Palácio de Aga Khan. É lindo, não é? Também está na mesma, acho eu.
    De algumas coisas já não me lembro. Mas também é preciso perceber que as coisas mudam. Em qualquer cidade. Custa um bocadinho saber que muita coisa desapareceu, ou foi alterada, mas é o inevitável progresso (se o meu pai lesse o que estou a escrever tinha um ataque de fúria!).
    De qualquer forma, a cidade parece muito linda, como sempre foi! E há movimento por todo o lado! A vida continua e é muito bom que seja assim!
    Gostei muito de ver a minha bonita cidade de novo, através das suas fotos!
    Obrigada e beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar