sábado, 2 de abril de 2011

A estação de Caminhos de Ferro

A estação de caminhos de ferro de Maputo, considerada a 7ª mais bela do mundo, foi inaugurada em 1910. Embora durante muito tempo se tenha atribuído a Gustave Eiffel, o projecto, de 1908, é na realidade do arquitecto português Alfredo Augusto Lisboa de Lima, tendo a fachada sido desenhada por Ferreira da Costa.
Os cais de embarque
No tecto deste cais estão penduradas diversas fotos que mostram a história da estação. No verso dessas fotos figuram poemas de diversos poetas moçambicanos, aqui deixo Xitimela (comboio) de Gulamo Khan.
Obras de renovação recentes criaram aqui um restaurante
Sala interior do restaurante
Na antiga sala de espera uma galeria de arte (existe também uma loja para venda de artesanato e está prevista a abertura de um museu), aqui a porta de entrada...
No interior, três belas esculturas (quase em tamanho natural) em barro colorido, de Mieke Oldenburg uma holandesa actualmente a residir em Maputo.
No átrio duas locomotivas antigas.
A primeira é uma locomotiva que esteve em serviço até 1940. É do tipo Ten Wheeler e foi uma das primeiras máquinas utilizadas na linha Lourenço Marques - Pretória.
A segunda, uma locomotiva tipo Four Wheeler, foi a máquina número 1 do Caminho de Ferro de Gaza. Esteve em serviço na linha do Xai Xai a Freire de Andrade, tendo circulado até 1928.
Pormenores...
...a cúpula......logo abaixo o relógio na frontaria...
...uma varanda também na frontaria...
...tecto e candeeiro...
...estrutura mtálica.
Em frente à estação um "comboio" que leva os visitantes aos principais locais de interesse turístico...
A Praça dos Trabalhadores (antiga Praça Mac-Mahon), com a estação ao fundo, volta a ser o ponto de partida e chegada dos novos machibombos que circulam na cidade...

6 comentários:

  1. Que saudades!!! Aqui trabalhei durante 6 anos..
    Lindas as fotos. Obrigada, João. Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Estação que me trás tantas lembranças boas, quando vinha de Pretória para férias em LM. Quantas saudades. Tive agora em Manzini na Suazi, e nem fui a LM visitar, não deu, mas voltarei assim que der. Minha terra querida que te amo tanto e tenho saudades dos meus bons tempos. Obrigado João pelas lindas fotos. Bjs.

    ResponderEliminar
  3. como sempre fotos fantásticas.continuação de boa viagem e férias.aproveita que o FMI já anda por aí.Um abraço Manuel Carvalho

    ResponderEliminar
  4. Fantastico; que tudo te corra pelo melhor.
    Feliz Pascoa. Dario

    ResponderEliminar
  5. Fotos maravilhosas dum edifício maravilhoso, que me trouxeram muitas e boas lembranças. Foi bom ter contacto com este blog.

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente fantástico... já meti algumas fotos suas no meu facebook, mas smp acompanhadas com o link do seu blog para q o possam vir cá visitar

    ResponderEliminar