quarta-feira, 27 de abril de 2011

Uma sinagoga e três mesquitas

Na avenida Tomás Nduda (antiga rua General Botha), um pouco afastada da rua, no meio de um frondoso e bem cuidado jardim, fica esta sinagoga, única no Maputo (e penso que também a única em Moçambique) que passa despercebida a quem circula na rua e é desconhecida de muitos que vivem ou viveram na cidade. O terreno foi comprado pela comunidade judaica em 1920, vindo a sinagoga a ser aberta em 1926, sendo o autor do projecto um não judeu - arquitecto Couto Martins.
Vista lateral
Três fotos do interior
Muito conhecida, diria mesmo, por todos conhecida - a mesquita da Baixa!
O minarete principal
O interior
Mais recentes são as duas mesquitas que mostro a seguir. A primeira situa-se na avenida Olof Palme (antiga Augusto Castilho), muito perto da avenida Eduardo Mondlane (antiga Pinheiro de Chagas). A mesquita vista da Eduardo Mondlane.Fotos do seu interior
Pormenor de um dos candeeiros.A outra fica no Alto Maé (não tive oportunidade de entrar)
Fotos dos dois minaretes

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Tem toda a razão. Eu não conhecia a sinagoga, o meu pai devia conhecer. Pena, porque parece muito bonita, e o jardim frondoso deve ser um encanto!É muito mais bonita por fora do que por dentro, não é? (aqueles ferros, ou andaimes e as cadeiras...)
    Agora a Mesquita da Baixa é lindíssima por dentro e por fora! Muito linda mesmo, e o minarete é encantador!
    Das duas mesquitas mais recentes, gosto muito do interior da primeira, acolhedor. A segunda, a do Alto Maé é bonita, o minarete é bem simples, mas é bonito na mesma.
    E pronto,já fiquei a conhecer mais quatro lugares na minha cidade linda das acácias, graças a si. Obrigada e beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar