sexta-feira, 22 de abril de 2011

Visita à barragem no rio Limpopo

A visita à barragem do Limpopo era um "projecto" meu já com muitos anos... Por motivos diversos - falta de tempo, falta de transporte, bla, bla, bla - a visita foi sendo adiada... mas desta vez foi!
Quando tinha 7... 8 anos vivi numa povoação à beira do rio Limpopo conhecida então como Aldeia da Barragem. O meu pai trabalhou aqui na construção da barragem e da linha de caminhos de ferro que a partir dessa altura ligou Moçambique à então Rodésia do Sul (actual Zimbábue).
A viagem que agora fiz foi por isso uma ida a um passado distante e já quase esquecido... Saí do Maputo pela EN1 até um ou dois quilómetros depois de Macia. Aqui, do lado esquerdo, tomei uma outra estrada, asfaltada, que me levou ao Chokwe e depois à barragem. No início desta estrada um troço bastante bom e morros de muchã (será que é assim que se escreve?) na berma...Tapando uns buracos... A entrar em Chokwe...
...atravessando Chokwe
Grande parte da estrada passa ao lado de um canal de irrigação, aqui uma comporta que permite a rega das culturas.
Campos cultivados e regados Quase a chegar à barragem um agradável troço de estrada...
Cheguei finalmente à barragem. Este é o açude/ponte (ferro-rodoviário) e esta......a ponte, toda em madeira, construída antes da construção da barragem. Na altura, e durante bastante tempo, por ela passava o comboio, algumas viaturas (poucas) e, ao mesmo tempo, servia de apoio à construção da barragem...
Inauguração da ponte com a passagem do primeiro comboio (1954?).
Fotos actuais da barragemComportas
O Limpopo após a barragem...
Logo após a ponte (actualmente barragem) o comboio descrevia uma curva e... ...passava, e continua a passar, por esta "trincheira", que há mais de 50 anos......tinha este aspecto (lá no fundo ainda não havia a linha), antes que o passar dos anos, muita chuva e muita erosão a tivessem transformado.Visto do outro lado do rio, o local onde vivi - a Aldeia da Barragem (actual Chirrunduo).
A casa em que vivi ficava algures à direita deste edifício (lembro-me, era o clube/pousada). Penso que......teria sido esta ou uma igual Para despedida uma vista do lago formado pela barragem

7 comentários:

  1. Nunca aqui estive, mas gostei de ver. Mais uma boa foto-reportagem... que vou partilhar. Obrigado. Abraço
    César

    ResponderEliminar
  2. Olá Taborda,
    Deve ser muito bom poder voltar ao passado distante, pelo menos a partes dele...
    Fez uma viagem muito bonita! Atravessar Chokwe é mais ou menos como passar pelo meio de uma grande feira, não é? Com todos aqueles artigos expostos e as pessoas a circularem com sacos na mão. As vistas dos campos de cultivo e do troço de estrada antes de chegar à barragem, são belíssimas!
    A linha de comboio antiga, o Limpopo com um barco pequeno, a barragem grande, a vista da antiga aldeia aonde viveu, tudo tão bonito!
    É uma emoção tão deliciosa a gente ver de novo uma casa aonde vivemos, não é? A sua também ainda está lá... velhinha mas simpática, como se tivesse ficado quieta e sossegada estes anos todos.
    A fotografia final do lago é muito, muito linda!
    Adorei tudo. Obrigada
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar
  3. viva.Foi aí que eu nasci e vivi infelizmente só 2 anos da minha vida. ps - essa casa que diz que possivelmente viveu, penso que era a casa do meu avô Pinto. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Eu vivi do outro lado do rio, no alto do chirrundzo. Eu via a barragem da janela do meu quarto. O meu pai ( CARVALHO )tinha a fabrica da olaria. Eu passava na ponte NOVA todos os dias para ir para a escola da barragem. Ainda me lembro da ponte de madeira, mas nao tenha nenhuma fotografia. Vivo no canada ha muitos anos e ja fui a mocambique algumas vezes mas so fui a Barragem em 2009 . Tambem fui pelas matas africanas ate perto da Rodezia em (xicualacuala ) e la fiz uma grande cacada. Talvez ate nos crusamos em crancas .Obrigada por ter compartilhado estas boas memorias. ZITA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só agora (!) reparei no nome Zita... Tem algum relacionamento familiar com uma fadista do RCM? Cordiais saudações

      Eliminar
  5. Vivi em criança na aldeia da barragem (assim se chamava) e frequentei a 3-classe da escola primaria, estas imagens fazem parte das minhas memorias, recordo-as com saudade.

    ResponderEliminar
  6. Será que andamos juntos na escola? Vivi na Aldeia da Barragem por volta de 1954...
    Cordiais saudações

    ResponderEliminar